Conheça os nossos tratamentos

Odontopediatria

Os cuidados devem ter inicio antes mesmo do nascimento do bebê. É importante que a gestante faça check ups odontológicos para manter a saúde bucal em dia e evitar as doenças gengivais, que podem ter relação com partos prematuros e nascimento de bebês com peso abaixo do normal. Além disso, sabemos que crianças cujas mães apresentam alta concentração de bactérias causadoras da cárie na saliva, adquirem essa bactéria mais cedo, aumentando o risco de cáries nos dentes de leite. Portanto, uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir problemas dentários que acompanham a gestação.

Em uma segunda fase, logo após o nascimento do bebê, a consulta tem como foco informar sobre os cuidados relativos a amamentação, a higienização da boca do bebê, uso de mamadeira e chupetas, mordedores para quando os dentes de leite começarem a nascer, tipos de escovas de dentes e cremes dentais.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria, a primeira consulta da criança deve ser realizada no primeiro ano de vida, por volta dos 6 meses de idade ou quando o primeiro dente irromper na cavidade bucal. Nesse momento o odontopediatra fornece as orientações de higiene aos pais, quando e como introduzir o uso do flúor, informações sobre alimentação, e sobre possíveis alterações e hábitos prejudiciais.

As idas regulares ao dentista ao longo da infância permitem que o profissional identifique os fatores de risco, em nível individual, para as principais doenças da cavidade bucal, e implemente estratégias preventivas e de mínima intervenção, fazendo com que a criança se desenvolva sem o aparecimento de cáries, ou alterações que coloquem em risco a saúde bucal.

Porque os dentes de leite são importantes?

Por serem temporários, muitas vezes são negligenciados, o que pode causar grandes prejuízos a saúde.

As principais funções dos dentes de leite são:

  • Mastigar os alimentos, etapa importante para a digestão.
  • Auxiliar no crescimento e desenvolvimento dos ossos e dos músculos da face.
  • Permitem a correta pronúncia das palavras.
  • Estética do sorriso, influenciando diretamente na autoestima da criança e no convívio social.
  • Guardar espaço para os dentes permanentes que virão no futuro, e direcioná-los para suas corretas posições.
Voltar