Conheça os nossos tratamentos

Ortodontia e Ortopedia Facial

É a especialidade da Odontologia responsável pelo estudo e tratamento das maloclusões dentárias (mal posicionamento dos dentes) e alterações esqueléticas.
Dentes desalinhados, além de interferirem de forma importante na estética do sorriso, prejudicam a a higienização e aumentam as chances de aparecimento de cáries e doenças gengivais. Além disso, uma oclusão em desequilíbrio pode levar à fraturas dentárias, aparecimento de recessões gengivais e dores articulares. O trabalho do Ortodontista inicia no diagnóstico, que é realizado através de uma consulta minuciosa e da análise de uma série de exames complementares, que incluem radiografias, modelos de estudos, fotografias, e em alguns casos tomografia computadorizada.

Após análise criteriosa, é realizado o planejamento ortodôntico. Nessa etapa é definido o objetivo e alternativas para o tratamento, quais intervenções serão necessárias, e o tipo de aparelho ortodôntico indicado.

Atualmente, com o avanço dos materiais Odontológicos, é possível corrigir o posicionamento dos dentes com métodos e materiais inovadores, de forma mais rápida, discreta e confortável.

TIPOS DE APARELHO

Aparelho estético

aparelho estético

Muito mais discreto do que os aparelhos ortodônticos convencionais, o aparelho estético é uma alternativa a mais para quem precisa corrigir o posicionamento dos dentes. Entre eles, o mais estético é o de Safira industrial, composto de cerâmica monocristalina. São especialmente mais bonitos e confortáveis, e não mudam de cor ao longo do tratamento, permitindo que você seja mais livre para sorrir!

Aparelho Autoligado

Têm como principal característica a baixa fricção entre os arcos ortodônticos e os bráquetes durante o tratamento, facilitando o início do movimento dentário pela diminuição da resistência inicial à movimentação. São compostos por uma presilha metálica flexível, que funciona como uma tampa, e substitui as famosas “borrachinhas coloridas”. Esse sistema provoca um menor atrito entre o arco e a canaleta do bráquete, permitindo uma aplicação de força mais suave e menos incômoda ao paciente. Além dessa vantagem, o aparelho autoligado provoca um menor acúmulo de placa bacteriana, o que facilita a higienização e diminui os riscos de aparecimento de cáries e doenças gengivais ao longo do tratamento.

Aparelho metálico Convencional

aparelho metálico convencional

Nos aparelhos fixos convencionais, os arcos ortodônticos se mantém presos através de ligaduras elásticas, que são trocadas mensalmente durante as manutenções. É o aparelho preferido dos adolescentes.

Qual a melhor idade para iniciar o tratamento ortodôntico?

Essa é uma questão que gera muitas dúvidas. Geralmente, o odontopediatra é o responsável por identificar possíveis alterações dento-esqueléticas e encaminha a criança ao ortodontista. Quando isso não ocorre, o recomendado é fazer uma consulta por volta dos 6 a 7 anos de idade, quando se inicia a troca dos dentes de leite por permanentes. Nessa fase, é possível realizar tratamentos interceptativos, que irão minimizar problemas futuros ou até mesmo resolvê-los, sem necessidade de um tratamento corretivo posterior.

A Ortodontia corretiva, com uso de aparelhos fixos, pode ser realizada em qualquer idade. Sabemos que dentes bonitos estão diretamente relacionados a aparência e estética facial, portanto a procura pelos tratamentos ortodônticos por pacientes adultos vêm aumentando consideravelmente.

Alinhadores Invisíveis

Os alinhadores invisíveis são para os pacientes que necessitam de uma ortodontia segura, rápida e discreta. Consiste em uma série de placas transparentes e removíveis, feitas através de imagem 3D e planejamento computadorizado. São indicadas para casos específicos, onde a movimentação e o apinhamento dentário não são tão severos. Esse tipo de aparelho oferece uma série de vantagens:

  • São confortáveis. Não possuem bráquetes ou fios que irritam a gengiva e o interior da boca.
  • Podem ser removidos para comer, beber, escovar os dentes e usar fio dental, e para ocasiões especiais.
  • São eficazes. Mesmo antes de terminar o tratamento é possível desfrutar dos benefícios de um sorriso melhor, pois o alinhamento dentário ocorre logo no início do tratamento.
  • Estéticos. São praticamente invisíveis, e dificilmente alguém notará que você está usando um aparelho ortodôntico.
Voltar